Na primeira experiência pretendíamos verificar que materiais flutuavam ou não na água. Utilizámos uma tina de vidro com água e os seguintes materiais: maçã, batata, agulha, borracha, madeira, bola de plasticina, moeda, rolha de cortiça, seixo e pedra-pomes. À medida que colocámos cada material na água, levantámos hipóteses acerca da sua eventual flutuação ou afundamento. No final da experiência, registámos o observado nesta ficha.
Nesta experiência verificámos que flutuavam: a maçã, a madeira, a rolha de cortiça e a pedra-pomes. A batata, a agulha, a bola de plasticina, a borracha, a moeda e o seixo afundaram-se na água.
Na segunda experiência, quisemos saber se o tamanho dos objectos influenciava o seu afundamento ou flutuação. Assim, colocámos na tina de água: uma maçã, metade de uma maçã e um pedacinho de maçã. Observámos que tanto a maçã inteira como os pedaços de maçã flutuavam na água. Depois, pusemos lá dentro uma batata, metade de uma batata e um pedacinho de batata. Vimos que os três se afundaram. Como era possível, se a maçã era maior e mais pesada do que a batata?
Depois registámos esta segunda experiência numa ficha.
Na terceira experiência, fomos investigar se a forma dos objectos fazia diferença. Mergulhámos a bola de plasticina e verificámos que afundava. Depois, modelámos um barquinho com a plasticina e descobrimos que, com esta forma, a plasticina flutuava. Então, concluímos que a forma era importante para fazer flutuar ou afundar um objecto e registámos a nossa experiência.
Como conclusão, cada grupo justificou os resultados das experiências, o que deu origem a outras perguntas por parte dos colegas e da professora. Por fim, a professora explicou-nos o seguinte:
- Alguns materiais flutuam e outros afundam-se na água por causa da sua densidade. A densidade é a forma como um material é mais ou menos compacto, ou seja, como se apresentam as partículas (moléculas) que constituem a sua matéria (só visualizadas num microscópio).
Os objectos que se afundam, têm uma densidade maior do que a água e os que flutuam, apresentam uma densidade menor do que a água.
- Na segunda experiência, durante a qual mergulhámos na água pedaços de diferentes tamanhos de maçã e de batata, ficámos a saber que o tamanho não é importante, que é a densidade dos materiais que justifica a flutuação ou o afundamento dos objectos.
- Na terceira experiência, concluímos que o afundar ou flutuar dos objectos na água depende também do espaço que ocupam na água. A bola de plasticina afundou, mas depois de a transformarmos num barco, a plasticina flutuou porque passou a ocupar um maior espaço na água.
Registo de observação
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4 comentários:
Adorei ver o vossa escola , e os vossos alunos , todos são muitos bonitos.
os do 4º e os do 3º , 2º 1º
:)
Muito bom. Continuem assim.
Gostei muito da sua ideia, vou aproveitar para adaptar à minha turminha do grupo-4.
você está de Parabéns!
bjs
Anaiara Costa
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