segunda-feira, 23 de setembro de 2013

No início do ano, nunca é demais lembrar

Não esquecer  algumas regras básicas que favorecem a integração das crianças no jardim de infância

Hábitos de sono… boas noites de sono são fundamentais para que seja bem-sucedida a entrada de uma criança nova no jardim de infância. Mas há que começar bem antes do início das atividades, para que a criança adquira bons hábitos, como deitar-se cedo e ter rotinas consistentes, que lhe permitam prever o que vem a seguir, para que essa hora do dia não se torne um aborrecimento para pais e filhos. Quando não dormem bem, as crianças são mais suscetíveis de reagir mal na hora da despedida dos pais. Se não estiverem devidamente descansadas, não só reagem pior na hora de ficar na escola, como demonstram menor envolvimento nas atividades. Por isso, não permitam que a criança veja TV até tarde, pois uma boa noite de sono é um fator determinante no sucesso escolar.

Vestuário/calçado - Assegurem-se de que preparam a criança com roupa/calçado adequados para brincar. Claro que isso implica que ela se sinta à vontade e até que se suje um pouco, portanto deve usar algo que proteja as suas roupas e que seja lavável, como uma bata, por exemplo. Não é bom que a criança esteja constantemente preocupada se vai sujar-se no decorrer das atividades, pois isso pode condicioná-la a experimentar coisas novas. E é nessas experiências e no divertimento e aprendizagem que proporcionam, que está o cerne das vivências pré-escolares e a sua maior importância.

Identificação - Sempre que possível identifiquem as coisas do(a) vosso(a) filho(a): mochila, muda de roupa, bata, garrafa de água e outros pertences devem ter o seu nome colocado, para evitar trocas e/ou confusões. Escolham uma mochila com tamanho adequado à criança e à função que vai desempenhar (isto é, que comporte o lanche, o vai-vem e tudo o mais que seja necessário transportar) e seja confortável, ou seja, nem demasiado grande, nem demasiado pequena, com um tipo de fecho que permita que a criança consiga abri-la e a fechá-la sozinha. Ajudem a criança a tornar-se autónoma a colocar os seus pertences no seu cabide, para que não perca nada e saiba sempre onde estão as suas coisas.

Rotina diária - Planeiem a vossa rotina diária, saibam o tempo que leva a deslocação até à escola e o tempo necessário aos preparativos matinais. É fundamental dar o tempo necessário para levantar, lavar, vestir, tomar o pequeno-almoço e chegar à escola atempadamente. O stress matinal não é nada benéfico, nem para os pais, nem para os filhos. As crianças notam se forem “deixadas à pressa” na escola, por isso tentem ir com o tempo necessário a uma despedida adequada. Já agora, procurem cumprir o horário da escola à chegada e à partida.
Na hora da despedida... quando se despedirem do(a) vosso(a) filho(a) ao chegar, pela manhã, façam-o rapidamente, sem dramas, nem complicações. Não mintam à criança, não lhe digam coisas do tipo: "eu vou só ali e venho já". Serenamente digam-lhe a verdade, algo como: "Eu volto mais logo para te vir buscar, não te preocupes. Vais ficar a brincar com os teus novos amigos e o tempo vai passar muito depressa". A criança poderá chorar um pouco inicialmente, mas acreditem, depois de os pais irem embora, normalmente passa rápido... e além disso está entregue a profissionais que sabem como lidar com essas situações e quando contactar os pais, se necessário.
Com crianças mais difíceis e mais novas  deve fazer-se uma adaptação progressiva ao jardim de infância: começar por levar a criança por períodos mais curtos e ir prolongando esses períodos com o passar dos dias. Pode ficar só de manhã, por exemplo, depois passar a almoçar na escola e, mais tarde, ficar todo o dia, isto se a vida profissional dos pais, ou o apoio familiar o permitirem. É uma forma de a criança se ir tranquilizando e ganhando a confiança de que a irão buscar sempre.

Hábitos e regras da sala/escola - Informem-se acerca dos hábitos da escola, por exemplo, quanto às crianças poderem ou não levar brinquedos de casa, ou relativamente à atitude tomada perante comportamentos considerados menos adequados… isso ajudará a que haja maior sintonia entre a escola e a família, que é uma condição indispensável ao cumprimento de regras e limites por parte da criança. Digam-lhe "não" quando for preciso e mantenham essa posição, com firmeza e serenidade. Não permitam que a criança consiga tudo o que deseja através de birras.

Preocupações dos pais - 
As crianças chegam ao jardim de infância com uma grande diversidade de saberes, de conhecimentos, de habilidades e de capacidades. Mas não se preocupem com o patamar de desenvolvimento em que a vossa criança está. Confie na equipa educativa, que fará o melhor por desenvolver cada um de acordo com as suas caraterísticas. Se tiverem dúvidas, procurem a educadora, que esclarecerá tudo o que for necessário quanto à sua forma de intervenção pedagógica.
Contamos convosco na promoção do bem-estar das "nossas crianças"!
 Fonte: Bloguefólio



0 comentários:

Enviar um comentário

Deixe um comentário